segunda-feira, 10 de março de 2008

"Um bom sanduíche na Califórnia", por Breitner Tavares.


A Califórnia é um dos espaços mais contrastantes que já havia experenciado em minha vida. San Francisco e a região circunvizinha, chamada Bay Area, trazem várias peculiaridades em termos da vida social. A cada esquina se dispõe um manifesto, um gesto, falas em volta de idéias como juventude, liberdade, paz e amor, justiça e esperança. Tudo isso perpassa uma cidade que se oferece enquanto um postal, um produto a ser consumido. Em suas encruzilhadas, com gente de todo o mundo, ela emana vitalidade. Turistas, músicos, policiais, sem teto, disputam lugar na City. Será que os ares da cidade realmente libertam? O multiculturalismo, termos de raça/etnia e gênero, não privam a cidade de suas contradições; ao contrário, lhe ateiam fogo. O resultado é uma cidade intensa que pode mudar rapidamente. No verão às vezes temos nevoeiros com baixas temperaturas e no inverno podemos encontrar dias ensolarados. Esses são o clima e a alma da multidão solitária que se mira a si mesma em Bay Area. Toda gente quer estar sob as luzes da cidade.
Após oito meses, desde que vim para a Berkeley para participar do programa de doutorado sanduíche no programa Fulbrigh-Ford tenho tido uma experiência singular em termos de minha vida acadêmica e pessoal. Tive aulas de inglês no período pré- acadêmico em San Francisco, onde convivi com outros estudantes internacionais, basicamente chineses e coreanos interessados em business and management.
Na Universidade Berkeley eu participei de um curso de verão, no qual pude conviver com outros/as estudantes internacionais, vindos/as de diversas partes do mundo, especialmente da Ásia. As atividades eram intensas e demandavam um grande esforço para um bom aproveitamento.
Nesse curso de verão em Berkeley, os/as estudantes eram em geral jovens que tinham recentemente ingressado em seus cursos de graduação, especialmente em business and management ou marketing. Eles/as estavam interessados em conhecer um pouco do “sonho Americano”. Digo isso, simplesmente para tentar definir um pouco o contraste estabelecido. As vezes, me perguntava se eles admiravam mais o fato de eu não ser mais um jogador de futebol, ou de ser um estudante de doutorado de sociologia, negro, numa universidade como Berkeley. Mas creio que foi uma boa oportunidade para eles/as e para mim para desfazer certos equívocos das identidades nacionais.
A Universidade de Berkeley se encontra entre as melhores universidades dos EUA. A estrutura acadêmica, em termos de ensino e pesquisa, é surpreendente, os recursos como bibliotecas e base de dados são impressionantes. Além disso, Berkeley é conhecida como um espaço para o pensamento crítico da própria sociedade americana. O departamento de Estudos Étnicos, é um exemplo disso. No final dos anos 60, durante a efervescência dos movimentos pelos direitos humanos nos EUA, estudantes e pesquisadores/as negros/as e latinos/as assumiram sua posição junto aos movimentos sociais da época. Exigiram a criação de um novo departamento de acadêmico que fosse capaz de produzir um conhecimento que compreendesse os eventos de seu tempo, para além de abordagens fragmentárias das tradicionais disciplinas das ciências humanas. A adesão desses/as intelectuais e ativistas a um movimento de greve de trabalhadores/as afro-latinos/as, em 1968, gerou uma série de protestos, que acarretaram em prisões e outras agressões contra estudantes e professores/as. Essa tensão social gerou um debate no contexto político universitário que culminou com a criação do departamento de Estudos Étnicos em 1969, que teria, como característica, a multidisciplinaridade e a crítica aos valores coloniais ainda presentes no pensamento moderno.
Minha experiência em Berkeley tem sido muito proveitosa: tenho freqüentado alguns cursos e seminários de pesquisa, além de tentar conciliá-los com a redação da minha tese de doutoramento. Tenho buscado manter contato com outros/as intelectuais, que, ao assumirem suas posições enquanto mulheres, negras, latino-americanas, indígenas e homossexuais entre outras, vão além da tradicional “decadência disciplinar”. Isso significa, entre outros, redefinir o sentido da objetividade do conhecimento, bem como de suas implicações no mundo da vida. Resolvi compartilhar um pouco da minha experiência escrevendo alguns textos para um blog "Laboratório Brasília" criado e mantido por pesquisadores na área de Sociologia Urbana na UnB.
Termino como alguns jovens costumam dizer na Ceilândia-DF: “O bagulho é loko, agora é nós na fita véi!”

Breitner Luiz Tavares
(bolsista, 2006, breitnert@hotmail.com)

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