sábado, 10 de novembro de 2007

3ª Resenha de “Alguns princípios de estratificação social” - por Wilson Duarte.

Resenha do texto: DAVIS, Kingsley e MOORE, Wilbert E. Alguns princípios de estratificação. In: VELHO, Gilberto. (Org.) Estrutura de classes e Estratificação social. Rio de Janeiro, Zahar Edit. , 1974.´

Idéia Central:
A idéia que os autores defendem na presente obra e que perpassa todo o texto é a de que a estratificação social, uma vez que se encontra presente em todas as sociedades conhecidas, pode ser tomada como funcional a toda sociedade enquanto condição para sua existência. Não seria, portanto, para Davis e Moore só uma coincidência que todas as sociedades diferenciem seus membros em posições distintas em termos de status e de reconhecimento. Tais distinções se relacionariam, para eles, com aquilo que a sociedade considera mais importante do ponto de vista da sua própria existência.


Conceitos trabalhados:
Para Davis e Moore haveria dois determinantes da hierarquia das posições dos indivíduos numa sociedade.


O primeiro, que eles chamam de “importância funcional diferencial”, diz respeito à recompensa que cada sociedade atribui à pessoa pelo desempenho de determinado papel na estrutura social. Cada sociedade estimula por meio de uma retribuição a manutenção daquelas posições mais essenciais e, ao mesmo tempo, faz com que desse modo as posições menos importantes se desigualem quanto às primeiras em termos de desejabilidade e de reconhecimento.


O segundo determinante, por eles chamado de “escassez diferencial de pessoal”, ocorre por haverem poucas pessoas com talento natural para certas ocupações e por ser o preparo para algumas atividades bastante oneroso e árduo. Por ser pouco o pessoal qualificado para o desempenho de tais atividades, o valor que elas tomam em relação àquelas consideradas mais banais, cresce substantivamente e as torna mais bem recompensadas que as comuns. Essa escassez seria também responsável pela estratificação social por estar relacionada com a raridade de pessoas aptas a ocuparem tais posições e com a conseqüente valorização dessas sobre as demais.


Breve síntese do texto:
O texto começa colocando que não há nenhuma sociedade conhecida na qual não se façam distinções de classe e que o esforço da presente obra vai no sentido de explicar a estratificação de uma perspectiva da funcionalidade dessa para a sociedade. Segundo os autores, ocorre que toda sociedade tem uma necessidade intrínseca de situar e motivar os indivíduos dentro de sua estrutura e de acordo com aquilo que se lhe impõe como questão mais elementar à sua manutenção. Não é possível que todas as pessoas desempenhem o mesmo papel dentro de uma sociedade, pois tal situação a levaria ao desaparecimento. Assim, a sociedade diferencia os indivíduos na medida da sua necessidade de vida, dado que as dificuldades que se levantam são plurais e diversas.


A sociedade, desse modo, teria dentro de si divisões de papel cuja origem remonta à preocupação com a sua própria existência. E por meio de recompensas, conseguiria assegurar que sempre esses papéis seriam preenchidos pelos indivíduos mais adequados.


Os autores apontam que aconteceriam duas formas de diferenciar os indivíduos na hierarquia das posições: uma tem a ver com as recompensas que a sociedade dá aos que desempenham as funções mais importantes (como forma de estímulo) e a outra com uma escassez de pessoal – tanto por serem poucos os que possuem talento natural para certas posições quanto por ser privilégio de poucos o ter condições de alcançá-las. Essa segunda possibilidade faria então com que certos lugares sociais se tornassem raros e, em função disso, valorizados em comparação com os mais acessíveis.


Comentários, críticas e sugestões:
O pensamento dos autores é bastante propício e muito bem encadeado. Particularmente a idéia da recompensa como uma forma de incentivar e até mesmo garantir que sempre existam determinados papéis numa sociedade para que essa continue a existir faz bastante sentido e é muito pertinente.


No entanto, não me parece de todo oportuna a idéia de que certos lugares sociais sejam necessariamente ocupados pelos indivíduos mais qualificados. Isso porque antes mesmo de eles virem a nascer e se posicionar dentro de uma estrutura social, de certa forma seu lugar já está definido previamente e se faz representar neles por meio de uma educação específica do grupo, família ou comunidade de que venham, direcionando-os num sentido ou noutro e fazendo com que, posteriormente, ocupem o lugar que lhes reservava a sorte. Não teria nada a ver com uma qualidade inerente às pessoas que ocupam dadas posições, mas com todo um contexto social e econômico - de classe - que as gera.


Sendo assim, nesse ponto eu discordo dos autores, pois acho que a ênfase está muito mais na criação e no processo de socialização por que passam as pessoas do que em qualquer coisa que não diga respeito a isso. É provavelmente uma crítica ingênua e da qual os autores se desvencilhariam sem grandes dificuldades. Mas eu, mesmo da minha modéstia, não acho que seja menos pertinente por isso.


Wilson Duarte
(wilson-duarte@hotmail.com)
Graduando em Ciências Sociais - colaborador.

Nenhum comentário: