segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Como avaliar um projeto de pesquisa


Texto retirado do blog Ciência Brasil:


Olá pessoal
Eu dei ontem um parecer de um projeto enviado ao National Sciencie Foundation (NSF), dos EEUU. O NSF é como se fosse o CNPq americano. A única diferença é que tem 20 vezes mais verba e atende a quase 1 milhão de pesquisadores.

Ao avaliar o projeto (que era por sinal muito bom e imenso; a verba mínima que se podia pedir naquele tipo de projeto - Carrier Project - é de USD 500.000), tive que responder a uma série de perguntas pelas quais gostaria de mostra-las aqui. Achei muito pertinente o critério deles. São dois blocos de perguntas e cada um deles com um campo para o referee escrever. É um formulário bem simples. Eles não pedem para contar os papers que a pessoa tem no curriculum, não falam de índices H e nem fatores de impácto de revistas.

Quem saber é se a pesquisa proposta é boa, se o cara sabe fazer o que propoe fazer, e se terá valor para a sociedade americana o resultado da pesquisa. Além disso, eles se importam com ensino. O projeto de pesquisa tem que vir junto com um proposta educacional, na qual a pesquisa ajuda o ensino e vice-versa.

Aqui em Pindorama, se o pesquisador diz que dá muitas aulas e está envolvido na formação de cérebros para o futuro, o pessoal do CNPq ja pensa assim: "ah, este cara desperdiça sua energia com aulas e não tem tempo de fazer pesquisa - projeto negado!"

Bem, vamos conhecer o que o NSF pergunta ? (coloquei abaixo os principais ítens de cada um das duas perguntas)

What is the intellectual merit of the proposed activity?Potential considerations: How important is the proposed activity to advancing knowledge and understanding within its own field or across different fields? How well qualified is the proposer (individual or team) to conduct the project? (If appropriate, please comment on the quality of prior work.) To what extent does the proposed activity suggest and explore creative and original concepts? How well conceived and organized is the proposed activity? Is there sufficient access to the necessary resources?

What are the broader impacts of the proposed activity?Potential considerations: How well does the activity advance discovery and understanding while promoting teaching, training, and learning? To what extent will it enhance the infrastructure for research and education, such as facilities, instrumentation, networks, and partnerships? Will the results be disseminated broadly to enhance scientific and technological understanding? What may be the benefits of the proposed activity to society?

Cada item não tem um peso definido, como se faz no CNPq ou na CAPES. O referee é que decide o que ele acha ser mais importante para o projeto que ele esta julgando. O projeto que eu lí e revisei tinha uma excelente proposta de ensino de graduação, que depois irei comentar.

Leitor: o que você acha do estilo americano de avaliar projetos?

Será que podemos aprender algo com eles? Ou não precisamos? ...afinal, nosso parque científico e tecnológico esta indo as mil maravilhas, não é mesmo? (risos)

Mande seu comentário :o)

Nenhum comentário: